Autor Tópico: The Dame And The Tower [devlog]  (Lida 3471 vezes)

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
The Dame And The Tower [devlog]
« Online: Fevereiro 11, 2015, 08:21:05 pm »
Fala galera,

Apesar de acompanhar o Gamesfoda, não costumo comentar muito no site/fórum, porém ultimamente estou trabalhando num joguinho meio que secreto, então achei uma boa ideia compartilhar aqui. Disse "meio que secreto" pois vou usar esse jogo pra pedir minha namorada em casamento.

Vai ser um jogo bem simples, um puzzle-plataforma sem muitos elementos mirabolantes, além de bem curtinho. A premissa é que você controla uma garota (no caso, minha namorada) que foi convidada a conhecer uma torre... pela própria torre (que, metaforicamente, sou eu). Lá, haverá apenas 5 estágios, cada um representando os "pilares" que imagino pra nossa vida em conjunto:

- Diversão
- Simplicidade
- Entes queridos e convivência
- Aceitação e espaço próprio
- Evolução

No topo, o final do jogo, a garota vai encontrar uma espécie de sala de controle, revelando que, se a torre tiver alguém pra acompanhar, ela pode viajar pelo mundo e ter ALTAS AVENTURAS!
E nesse momento surge a decisão...

Eis uma screenshot bem prematura, cheio de gráficos placeholder de jogos anteriores (a garota não é placeholder, mas ainda quero mudar o cabelo e os olhos):

(ignorem a plataforma móvel invisível!)

E é isso, vou tentar postar o progresso pelo menos uma vez por semana. Por enquanto, serei só eu no projeto (nada mais justo, né porra?!).
Mas talvez eu peça/pague pra alguém fazer as músicas, não manjo nada. Ah, e o jogo tá sendo feito com cocos2d-js e Box2D!

Por fim, pergunto: será que essa é uma boa ideia? Original eu sei que não é :)
Ela não joga muito, mas está longe de ser aquele estereótipo que acha que jogos são coisa de criança e inclusive me incentiva/apoia bastante a fazer jogos, participar de jams, etc. Por causa disso, pensei em criar algo especialmente pra esse momento. Eu realmente acho que ela vai gostar, mas sempre bate uma insegurança foda...
« Última modificação: Maio 11, 2015, 10:34:16 am por bassarisse »

Hynx

• Tiozão Oficial
Re:The Dame And The Tower [wip][devlog]
« Resposta #1 Online: Fevereiro 11, 2015, 09:27:17 pm »
Quando tiver seu conceito pronto, chama sua namorada pro streaming e vem pedir ela em casamento no Vitrine Indie! A gente inventa um jeito de fazer ela jogando. =P

Tuba

• O Homem Barata!
« Resposta #2 Online: Fevereiro 11, 2015, 09:36:49 pm »
Ih rapaz. Cuidado pra não deixar muito difícil e ela não conseguir terminar :P

Boa sorte. :)

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #3 Online: Fevereiro 12, 2015, 05:02:15 pm »
Hynx: Olha, não sei se daria certo, acho que ela ia preferir estar só eu e ela. Eu curti a ideia, mas tem q ver isso ae hehehe

Tuba: Opa, valeu! Vou fazer os estágios bem compactos, e ela curte jogar Mário, pelo menos, então deve ir bem. Se eu fizesse um FPS aí seria ferrar com a vida dela!

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #4 Online: Fevereiro 17, 2015, 05:33:45 pm »
Postando um update pós-carnaval!

Depois do meu notebook quase ir pra merda nesse final de semana, além de melhorar algumas coisas na física do jogo, progredi um pouco nos gráficos:

Detalhe pra poeirinha no pé UAUUU

Ainda falta colocar algumas janelas pra exibir um background basicão, além de alguns outros objetos decorativos.

Mas o próximo passo vai ser organizar os eventos que vai ter no início e no fim de cada estágio (pequenos monólogos da torre) e criar os estágios, por enquanto sem os puzzles, só pra deixar a progressão funcionando até o final.

Lexxidon

• GAMESFODA ENOUGH DUDE
  • SNAKE? SNAAAAAAAAAAKE
« Resposta #5 Online: Fevereiro 18, 2015, 08:19:32 am »
Postando um update pós-carnaval!

Depois do meu notebook quase ir pra merda nesse final de semana, além de melhorar algumas coisas na física do jogo, progredi um pouco nos gráficos:

Detalhe pra poeirinha no pé UAUUU

Ainda falta colocar algumas janelas pra exibir um background basicão, além de alguns outros objetos decorativos.

Mas o próximo passo vai ser organizar os eventos que vai ter no início e no fim de cada estágio (pequenos monólogos da torre) e criar os estágios, por enquanto sem os puzzles, só pra deixar a progressão funcionando até o final.
Ficou bem mais bonito. Muito legal essa sua ideia cara, espero que ela curta  :D

Nintakun

• GAMESFODA ENOUGH DUDE
  • A Pós-modernidade é minha droga favorita
    • Missão Ficção
« Resposta #6 Online: Fevereiro 18, 2015, 11:20:25 am »
(Meu deus como assim só vi esse tópico agora???) Gostei do detalhe da poeirinha no pé quando cai. Deu uma evolução muito boa desde o que foi mostrado no primeiro post. Eu realmente quero ver até onde isso vai, gostei da ideia.  :D

Desejo boa sorte e continue que tá ficando massa.

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #7 Online: Fevereiro 21, 2015, 09:53:24 am »
Opa, galera, valeu pelas mensagens!

Gravei um timelapse fazendo as imagens de fundo. Não tenho muita experiência na coisa, mas até que ficou bom =)

Não ficou exatamente assim, fiz algumas correções pra funcionar como eu queria, mas não mudou tanto.
Alguém consegue ler o que eu quis escrever na plaquinha ali?

E o resultado, já mostrando um evento inicial com uma caixa de diálogo pra quando a torre falar:

Vou adicionar inglês pra dar uma "desbaratinada" quando ela for jogar heheheh
Também alterei um pouco a física, não sei se tá muito perceptível através das imagens, mas o feeling do jogo melhorou bastante.

Agora continuo fazendo alguns gráficos para a introdução do jogo e depois vou pular pra fazer a decisão e os gráficos do final.

Lexxidon

• GAMESFODA ENOUGH DUDE
  • SNAKE? SNAAAAAAAAAAKE
« Resposta #8 Online: Fevereiro 21, 2015, 09:57:04 am »
Opa, galera, valeu pelas mensagens!

Gravei um timelapse fazendo as imagens de fundo. Não tenho muita experiência na coisa, mas até que ficou bom =)

Não ficou exatamente assim, fiz algumas correções pra funcionar como eu queria, mas não mudou tanto.
Alguém consegue ler o que eu quis escrever na plaquinha ali?

E o resultado, já mostrando um evento inicial com uma caixa de diálogo pra quando a torre falar:

Vou adicionar inglês pra dar uma "desbaratinada" quando ela for jogar heheheh
Também alterei um pouco a física, não sei se tá muito perceptível através das imagens, mas o feeling do jogo melhorou bastante.

Agora continuo fazendo alguns gráficos para a introdução do jogo e depois vou pular pra fazer a decisão e os gráficos do final.

Caramba, ficou bem legal o bg!Curti bastante seu pixelart.

Pedro_Way

• GAMESFODA ENOUGH DUDE
  • Fã de RPG, Handhelds e um bom e velho Beat 'em Up.
« Resposta #9 Online: Fevereiro 23, 2015, 07:25:49 am »
Que engenhoso de sua parte! gostei da ideia.  :D

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #10 Online: Fevereiro 28, 2015, 01:06:28 pm »
Fala, pessoal, mais um update!

A introdução tá praticamente pronta:

Parei de usar o background que tinha as nuvens e passei a usar como partículas, ficou bem mais natural.
E o que vocês acharam das folhas, pra simular o vento?

A parte final também está quase completa. Criei o texto e já exibe o "sim ou não", mas ainda falta alguns gráficos.

Próximas tarefas:
- Desenhar objetos de decoração de dentro da torre
- Melhorar gráficos da garota (especificamente, cabelos e olhos)
- Animação final (depois do "sim")
- Efeitos sonoros
- Músicas (vai ter umas 3 ou 4)
- Desenhar e exibir o nome do jogo em algum momento da introdução
- Revisar textos e traduzir para inglês
- Estágios e puzzles

Acho que é "só" essa lista mesmo, e aí o jogo tá finalizado, mas eu sempre invento coisas a mais pra fazer...
E eu costumo deixar o level design pro final, pq acho uma das partes mais divertidas =)

Esse jogo está sendo o mais trabalhoso que já fiz em relação a gráficos. É interessante perceber como a lógica e a engine em si acabam ficando em segundo plano, de certa forma.

Faquinho

• Chegando na humildade
  • *
« Resposta #11 Online: Março 01, 2015, 01:03:16 pm »
Tá lindo!

rrezende88

• SUPER GAMESFODA Alpha Turbo HD Remix
  • http://juizcachorro.com/
« Resposta #12 Online: Março 06, 2015, 01:55:15 pm »
E aí, o que deu? Fiquei curioso com o desfecho

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #13 Online: Março 09, 2015, 06:49:08 am »
Passando pra deixar mais um update do projeto. Não, eu ainda não finalizei xD

Nessa última semana eu tive bastante trabalho pra fazer, então o progresso foi menor. Mas desde o último update, eu:

- Desenhei os objetos decorativos que vou usar nos estágios
- Troquei, bem de leve, as cores da garota
- Selecionei/criei os efeitos sonoros, e inseri no jogo
- Criei os gráficos necessários para o encerramento
- Corrigi alguns bugs

Não tenho muita coisa pra mostrar, mas a parte final do jogo está pronta (cortei os diálogos que acontecem aí):

Olha o spoiler...

Os próximos passos:

- Músicas (e, consequentemente, balanceamento geral de volume)
- Animação de puxar/empurrar blocos (que anteriormente eu tinha pensado em não fazer…)
- Estágios
- Textos e tradução para inglês

Quando o jogo estiver pronto, acho que vou liberar um link pra quem quiser jogar e testar se não tem nenhum game-breaking bug =)

Falta pouco!

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #14 Online: Março 11, 2015, 10:20:47 pm »
Tá quase!

Finalizei as músicas e todos os sons. Originalmente eu tinha pensado em usar versões midi de algumas músicas que ela e eu gostamos, mas acho que daria muita bandeira. Aí acabei usando o http://abundant-music.com, como sempre.

Dois exemplos de músicas do jogo:
https://clyp.it/fu2ktceu
https://clyp.it/mqyktiwb

Além disso, também mudei algumas coisas na cena final do jogo e fiz a animação de empurrar objetos.

Agora vem a parte de pegar papel e caneta e começar a imaginar as fases =)
Mas, claro, sempre tem a chance da Idea Fairy entrar em ação...