Autor Tópico: The Dame And The Tower [devlog]  (Lida 3359 vezes)

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
Re:The Dame And The Tower [wip][devlog]
« Resposta #15 Online: Março 29, 2015, 04:09:09 pm »
Fala, galere

Eu queria terminar ainda esse mês, mas não vai rolar. Além da habitual falta de tempo, produzir os estágios tá demorando mais do que eu esperava, por causa de algo que eu até tinha previsto: enquanto monto os puzzles, vários problemas na física do jogo vão aparecendo, e eu vou corrigindo. Estou com 3 estágios prontos, faltam 2.

Quem quiser testar como está, eu ficaria agradecido se rolar um feedback aí :)
Como já falamos antes, minha meta não é fazer algo muito desafiador, mas pelo menos deixar as áreas bem distintas.

Fullscreen:
http://bassarisse.com/webgames/dame-and-tower/

Redimensionado:
http://bassarisse.com/webgames/dame-and-tower/index-1x.html
http://bassarisse.com/webgames/dame-and-tower/index-2x.html
http://bassarisse.com/webgames/dame-and-tower/index-3x.html

CONTROLES:
- WASD/setas - andar
- W/seta cima - olhar/entrar em portas
- S/seta baixo - olhar
- X/espaço - pulo
- V - ação
- Z - segurar blocos para empurrar/puxar

Algumas considerações:
- Só roda em browser com suporte a WebGL.
- Dá pra jogar com gamepad (só testei no Chrome)
- Meu server é meio lento e, por ser na web, o jogo está bem pesadinho pra carregar =/
- Ao passar da terceira área, o jogo vai pular direto para a área final.
- Os textos ainda precisam de uma revisada. Sempre que leio as coisas que escrevo eu sinto uma formalidade muito grande, não sei se é impressão minha, mas eu não queria passar esse tom nesse jogo.
- Ainda não fiz os textos em inglês.

E é isso!
« Última modificação: Março 29, 2015, 04:14:02 pm por bassarisse »

Tuba

• O Homem Barata!
« Resposta #16 Online: Março 29, 2015, 05:55:50 pm »
A arte tá bem bonita e a musica e os efeitos sonoros tão muito bons, só acho que tá um pouco difícil, o que é normal, quando a gente testa o próprio jogo muita coisa parece bem mais fácil do que é.

Na parte das duas caixas, é bom deixar um espaço maior entre as caixas e os botões, tá difícil de "manobrar" ali.

No puzzle logo depois, das 4 alavancas eu demorei um pouco pra passar, eu fiquei me concentrando nas portas de baixo e nem me toquei q era só conseguir apertar as 4 alavancas. Eu sugiro ou deixar tudo na mesma tela pra pessoa já ver a relação das alavancas com as portas e ter feedback imediato do que ela tá fazendo ou, deixar uma porta só em baixo.

E abaixa um pouco essa plataforma aqui pq tá muito facil de bater com a cabeça no teto e errar esse pulo:

Não é legal deixar o jogo muito fácil, mas imagino que seja importante que a pessoa termine o jogo né? Então é bom tentar não deixar ele frustrante.

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #17 Online: Março 29, 2015, 09:36:19 pm »
Valeu pelas sugestões, Tuba!

Acho que se eu espaçar os botões ali, vai diminuir o vai-e-vem que você tem que fazer pra conseguir passar as duas caixas, e aí o """puzzle""" (com bastante aspas mesmo) pode ficar meio bobo, não acha?

Por causa de alguns puzzles, entre eles esse das 4 alavancas, eu tava pensando em fazer com que alguns lugares fixassem a câmera, quem sabe até dando um zoom out pra caber a "sala" inteira. Talvez eu deva realmente considerar isso. Por enquanto, nesse puzzle específico, vou diminuir a distância entre as alavancas e as 4 portas, como você sugeriu.

E sobre a plataforma, eu aumentei a altura da sala pra ficar mais fácil. Eu tinha feito esse pulo ser "tricky" de propósito, mas concordo com você que é melhor não abusar muito e fazer o jogo fluir melhor.

Eu não estou contente com o último puzzle que aparece nessa versão. Tá bem confuso.
« Última modificação: Março 29, 2015, 09:38:23 pm por bassarisse »

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #18 Online: Abril 05, 2015, 03:48:25 pm »
Finalizei uma nova mecânica que estava na minha cabeça desde que comecei a fazer o jogo, algo pra combinar um pouco com o tema do estágio 4.

São blocos que flutuam, podem ser carregados e arremessados, e destravam portas se estiverem nos sensores. Acho que dá pra ter uma ideia melhor vendo a imagem:

Agora vou usar isso nos próximos 2 estágios, e espero que nenhuma ideia nova apareça!

Lexxidon

• GAMESFODA ENOUGH DUDE
  • SNAKE? SNAAAAAAAAAAKE
« Resposta #19 Online: Abril 06, 2015, 06:57:58 pm »
Finalizei uma nova mecânica que estava na minha cabeça desde que comecei a fazer o jogo, algo pra combinar um pouco com o tema do estágio 4.

São blocos que flutuam, podem ser carregados e arremessados, e destravam portas se estiverem nos sensores. Acho que dá pra ter uma ideia melhor vendo a imagem:

Agora vou usar isso nos próximos 2 estágios, e espero que nenhuma ideia nova apareça!
Achei massa, quero ver como tu vai fazer mais puzzles com essa mecânica. Sua namorada/noiva é muito sortuda!

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #20 Online: Abril 14, 2015, 06:33:43 pm »
Caramba, o jogo tá indo pra 4 meses de desenvolvimento! =x

Atualizei a versão que tá online. Entre correções e melhorias menores, eu mudei o último puzzle do terceiro estágio (ainda não to 100% com esse, mas já tá bem melhor que antes) e fiz o quarto estágio, usando quase que exclusivamente a mecânica nova.

Deixando os links denovo:

Fullscreen:

Redimensionado:

Coloquei um seletor de cena, que só aparece nos links não-fullscreen, pra ajudar quem for testar (ignorem a 7).

Estou bastante encucado com a dificuldade geral, mas vou focar em fazer o último estágio, e depois volto "amenizando" o que precisar.

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #21 Online: Abril 20, 2015, 09:09:54 pm »
IAEAIEIAEAAAEEEEEEEEEEEE
Tá pronto, galera!

Desde a última publicação eu revisei e traduzi os textos, adicionei o último estágio e fiz várias correções/melhorias em todos os estágios, tentando fazer com que o jogo flua melhor. Acho que nem consigo listar todas as mudanças nos estágios.
Ainda imagino que vou mudar algumas coisas, mas ao menos tá completo =)

Se não aparecer nenhum bug mais grave e eu me sentir satisfeito com a dificuldade do jogo, talvez eu mostre pra ela já nesse próximo final de semana (isso se não surgir nenhum compromisso)!

A única merda agora é que o Chrome mudou a implementação da API de Web Audio, e aí os sons não estão fazendo loop. Ainda vou ver se mostro pra ela com a versão anterior do Chrome, ou se arrisco atualizar a lib de áudio pra versão não estável. Essas coisas nunca vão bem...

Bom, os links são os mesmos.
Quem puder jogar o jogo todo e dar AQUELE feedback, serei eternamente grato ;D
Mesmo que sejam simples typos, podem mandar tudo!

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #22 Online: Abril 21, 2015, 12:47:13 pm »
Alterei algumas linhas na lib de áudio e corrigi o loop dos sons!

Estou preparando um computador separado aqui pra mostrar pra ela (um Mac mini que não consegui vender até hoje), já com uma resolução baixa pra rodar bem (nem ele nem meu note aguentam bem se coloco fullscreen na resolução nativa). Tô me empolgando... mas ainda preciso de feedbacks ehhehehehhe

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #23 Online: Abril 22, 2015, 07:07:02 pm »
Mais um update, galere!

- Alterei o tamanho das caixas (a colisão já estava menor que o sprite anterior, então só acertei).
- Desativei o código que forçava o jogo ser (parcialmente) pixel-perfect. Testei assim e achei que as movimentações ficaram mais suaves, então deixei.
- Estágio 1: mudei um pouco a parte aonde é preciso empurrar as caixas, pra ser mais rápido e prevenir um bug que quebrava o jogo.
- Estágio 2: coloquei o local da chave no caminho principal.
- Estágio 3: alterei a parte em que a primeira caixa aparece pra resolver um bug, adicionei algumas portas, aumentei o espaço na área das últimas plataformas, e transferi uma das caixas e um portal para essa área.
- Estágio 4: inverti um dos puzzles para não precisar de pulo e reduzi o número de ativação do sensor da sala seguinte.
- Estágio 5: removi uma alavanca desnecessária.

O foco tá sendo facilitar o possível e deixar tudo bastante linear, evitando backtrack, mas sem deixar muito sem graça.

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #24 Online: Abril 27, 2015, 07:41:52 pm »
Galera, mais um update com otimizações, principalmente no terceiro estágio (cena 5).

O tempo médio pra terminar o jogo está ficando em 30 minutos, segundo quem joga pela primeira vez. Como eu vou estar junto dela, acho que vai dar pra fazer até em menos tempo, pq se ela enroscar feio em alguma parte, eu ajudo.

Se não aparecer nenhum compromisso, a data marcada é 08/05. Acho que até lá dá tempo de aparecer mais alguns feedbacks e fazer mais simplificações aonde for necessário.
« Última modificação: Maio 04, 2015, 10:45:15 pm por bassarisse »

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #25 Online: Maio 06, 2015, 08:17:57 pm »
Acho que esse vai ser o último update antes do pedido :D
Seguem as mudanças:

- Uma sala secreta no primeiro estágio (cena 3), com um diálogo extra e uma porta que manda direto pro final do jogo
- Mais um nível de background (e burlei a paleta pra conseguir isso, não me julguem!)
- Pequena melhoria nas poeiras quando cai no chão
- Mais simplificações em algumas partes dos estágios
- Mudança/adição de alguns botões no mapeamento do teclado
- Otimizações de colisão e correção de bugs

Deixo aqui os links novamente, e os controles atualizados.

Fullscreen:

Redimensionado:

CONTROLES:
- WASD/setas - andar
- W/seta cima - olhar/entrar em portas
- S/seta baixo - olhar
- C/espaço - pulo
- E/V - ação
- Q/B - segurar blocos para empurrar/puxar

Tuba

• O Homem Barata!
« Resposta #26 Online: Maio 06, 2015, 10:48:43 pm »
Consegui terminar aqui ... que lindo.

Num geral tá bem legal, gostei bastante da mecânica dos quadradinhos flutuantes mas achei um pouco frustrantes os 2 ultimos puzzles deles, no primeiro achei bem dificil de acertar o buraquinho e no segundo é muito facil de esquecer de soltar a tecla pra frente e arremessar o bloco, fazendo ele passar direto, ao invés de só soltar ele e ele ficar lá bonitinho.

De resto... tá supimpa! :)

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #27 Online: Maio 07, 2015, 08:39:05 am »
Obrigado por jogar, Tuba :)

O primeiro puzzle que você disse eu tava pensando em deixar o sensor mais pra baixo, pra dar pra colocar as caixinhas de baixo pra cima, mas eu precisaria testar se fica mais fácil mesmo. Aliás, antes eram 4 (!) caixas nessa parte, reduzi pra 2 pq a primeira você pode só cair na "vala" e soltar a caixinha na hora certa, aí só da trabalho pra alinhar a segunda.

O segundo eu cheguei a considerar até tirar do jogo. Se pular parado fica fácil, mas fico preocupado se ela não vai enroscar aí. Quem sabe deixar só uma caixa, pra reduzir o trabalho...

Ah, você chegou a encontrar a sala secreta? É uma parede falsa.
Se ela encontrar no primeiro playthrough, acho que vai ser bem broxante heheheehe

Tuba

• O Homem Barata!
« Resposta #28 Online: Maio 07, 2015, 08:48:16 am »
Achei sala nenhuma =|

Eu gostei da lógica de ter que empurrar os blocos até em baixo e levar pra cima de novo, só é chato de encaixar eles no buraco.

bassarisse

• ESTAGIÁRIO
  • **
    • Blog
« Resposta #29 Online: Maio 07, 2015, 08:26:22 pm »
TL;DR: estou noivo ;D

Acabei adiantando a data!
Demorou quase 1 hora pra ela terminar, e ela só desconfiou de alguma coisa na última fase, por causa de um easter egg que coloquei ali que lembra uma viagem que fizemos.

Teve alguns pulos que ela não conseguiu fazer, e aí passei pra ela. Já alguns lugares que eu achei que ela ia demorar, foi fácil! O game designer dentro de mim conclui que preciso estudar muito ainda ehhehehe
Mas no geral ela foi muito bem, e o mais importante, ela gostou bastante, o que fez o esforço valer a pena. E ela aceitou, claro! hehehehe

To feliz pra caramba por ter dado tudo certo (inclusive, consegui filmar, mas ainda não sabemos se e como vamos divulgar), e quero agradecer a todos que deram força pro projeto.
Participar nesse fórum, mesmo que bem pouquinho, me ajudou a ter energia pra continuar fazendo.
Valeu, fodosfera!

Random: fui ver o clipe da música do final do jogo e...